Abordagem sistêmica da Bio Energia: Conferência Nacional de Bioenergia
A Conferência Nacional de Bioenergia, evento promovido pela Universidade de São Paulo (USP) apresenta uma proposta de abordar, de forma abrangente, a questão da bionergia, o que corresponde à perspectiva sistêmica, pois engloba seus aspectos multifacetários, envolvendo "desde avanços científicos e tecnológicos até seus impactos sociais, econômicos, regionais e ambientais envolvidos com o tema estratégico", consoante a proposta de uma metodologiade caráter sistêmico-ecológico-cibernético, constante de nosso livro "Sistemismo Ecológico Cibernético", cuja divulgação constitui o objeto precípuo de um conjunto de blogs que vimos publicando.
A seguir, reproduzimos a seguinte matéria:
Agência FAPESP – Debater e abordar a bioenergia de forma abrangente, desde avanços científicos e tecnológicos até seus impactos sociais, econômicos, regionais e ambientais envolvidos com o tema estratégico.
Essa é a proposta da Conferência Nacional de Bioenergia, evento promovido pela Universidade de São Paulo (USP) de 26 a 28 de setembro, na capital paulista.
“O programa de bioenergia do Estado de São Paulo”, “Políticas públicas e inovação para o desenvolvimento da bioenergia”, Política energética de biomassa no Estado de São Paulo” e “Pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a produção da bioenergia” serão temas em pauta.
Também serão assuntos em análise “Cenários mundiais do biodiesel”, “Bioenergia e meio ambiente”, “Bioenergia e indústria automobilística no Brasil e no mundo” e “Perspectivas de investimentos em bioenergia e os seus impactos na economia brasileira”.
Mais informações: www.usp.br/bioconfe
Conferência Nacional de Bioenergia
Muito se tem dito e pouco tem sido compreendido sobre a ampliação da utilização da bioenergia. A face mais visível desse processo é o aumento do consumo de etanol, gerado pelo crescimento da frota com tecnologia bicombustível, além do desenvolvimento das pesquisas com o biodiesel. Entretanto, quais são as condições necessárias para a criação e sustentabilidade de um mercado mundial de biocombustíveis? O que está ocorrendo nos outros países? Qual será o papel do Brasil nesse novo cenário? A produção de alimentos está ameaçada? O aquecimento global diminuirá com a maior utilização da bioenergia, no lugar do petróleo?
Com a meta de discutir essas questões, traçando cenários, hipóteses e algumas respostas – aproximando a população do debate – é que a Universidade de São Paulo, com diversos parceiros, decidiu organizar a Conferência Nacional de Bioenergia. Além de mostrar as contribuições da USP e de outras instituições para as pesquisas na área, representantes do setor produtivo trarão suas idéias, experiências e previsões para os próximos anos.Esperamos você lá.
Realização: | Tel.: (11) 3091-4806 - E-mail: markccs@usp.br Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374 CEP 05508-900 - Cidade Universitária - São Paulo/SP |
1 Comentários:
Olá Edson!! eu postei recentemente no meu blog algo referente aos biocombustíveis e a produção de alimentos, acho que pode complementar esse seu post!
Ou ao menos sevir de discussão entre interessados no assuntos
atenciosamente
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial